Com equipes no Litoral e Capital, AIFU lavra 16 Termos Circunstanciados e fecha cinco estabelecimentos comerciais no último fim de semana 26/10/2020 - 17:25
Marcia Santos
Jornalista Responsável
A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar atuou nos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral do estado, e também na Capital do estado, entre quinta-feira (22/10) e domingo (25/10), para inibir a perturbação de sossego e as infrações à prevenção ao coronavírus. O balanço do trabalho foi de 16 Termos Circunstanciados lavrados, 14 conjuntos de som apreendidos, cinco estabelecimentos fechados e drogas apreendidas.
Segundo a Coordenadora Operacional da AIFU, tenente Elaine Melere, com a proximidade do verão, a AIFU já está em pré-Operação Verão no Litoral do estado, fazendo o papel de prevenção e repressão à perturbação de sossego com o efetivo da Patrulha do Sossego. “Estamos atuando nos finais de semana e também feriados, devido o aumento de pessoas no Litoral, e isso faz parte de um planejamento estratégico para coibir esse tipo de contravenção que demanda a Polícia Militar”, explicou.
Segundo a oficial, a maior parte dos acionamentos feitos à PM se refere a reclamações de som alto e algazarra em residência. Nas abordagens feitas pelos policiais militares no sábado e domingo, foram lavrados 15 Termos Circunstanciados por Perturbação de Sossego, um por consumo de drogas, além da apreensão de buchas de cocaína, 14 conjuntos de som e três autos de infração de trânsito lavrados. A equipe da Patrulha do Sossego atendeu 38 ocorrências, com 72 abordagens a pessoas, outras cinco a veículos, 25 residências, cinco bares e outros locais
CAPITAL – As equipes AIFU permaneceram com atividades em Curitiba, com abordagens a estabelecimentos comerciais e fiscalização das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Entre quinta-feira e domingo, 17 pontos de comércio foram vistoriados, dos quais cinco acabaram fechados por irregularidades. Houve um encaminhamento para lavratura de Termo Circunstanciado por jogo de azar, com a apreensão de uma máquina caça-níquel, além de 23 autos de infração lavrados e três veículos recolhidos ao pátio.
Segundo a tenente Melere, nas ações da AIFU também é verificada a procedência de produtos, como cigarros e essências de narguile, para confirmar se possuem as certificações legais para comércio e consumo em território brasileiro, como nota fiscal e CNPJ da empresa importadora. “Neste final de semana, a AIFU apreendeu 477 carteiras de cigarro e 53 essências contrabandeados”, acrescentou a tenente.