Cerca de 5 mil pessoas prestigiam formatura de alunos do Colégio da Polícia Militar em Curitiba (PR) 15/12/2018 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Os formandos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar (CPM) concluíram a etapa durante a solenidade de formatura na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) na manhã de sábado (15/12), em São José dos Pinhais. O evento coroou ainda os alunos que tiveram melhor desempenho escolar no ano com a medalha “Mérito Escolar” Coronel Felippe de Souza Miranda. Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Comandante da APMG, coronel Mauro Celso Monteiro, que enfatizou a importância da celebração ter sido feita nas dependências da casa de ensino pela primeira vez em 59 anos de história do CPM.

“A Academia é um grande espaço de confraternização pela suntuosidade que ela tem, e também por sua representatividade em relação ao ensino superior da Corporação. Assim, podemos receber essas pessoas com conforto, qualidade, com todas as honras que são necessárias para a execução de uma formatura da qualidade e da estrutura necessária que tem o Colégio da Polícia Militar. Tenho certeza que todos foram muito bem recebidos, e essa formatura demonstrou que o nosso espaço é o mais adequado para formaturas militares dentro da Corporação”, detalhou.

Para o Comandante do CPM de Curitiba, major Marcelo Toniolo, a formatura simboliza um novo passo na vida profissional dos alunos, que agora partem para novos desafios e, inclusive, entras às fileiras da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros. “É bacana ver essa interação das famílias, alunos, a Polícia Militar e o ambiente aqui da academia é um ambiente muito bonito, onde os pais gostam de vir, muitos pais não conheciam a Academia do Guatupê estão admirados. Acaba sendo, também, um incentivo para que eles busquem a carreira militar”, afirmou.

Este ano a APMG e o CPM disponibilizaram um vasto espaço para estacionamento e arquibancadas cobertas para as famílias assistirem a solenidade de formatura, um momento especial que provocou emoção tanto nos alunos quanto nos pais que acompanharam a disposição dos filhos nas atividades escolares ao longo do ano. A formanda Gabriela Dalpiaz tem muita gratidão pelo que aprendeu convivendo com os militares estaduais.

“O Colégio não me trouxe só conhecimento, foi muito mais do que isso. Eles me trouxeram disciplina, amigos, momentos que eu não teria em nenhum outro lugar. Então eu acho que o CPM, mais do que qualquer outro colégio, me proporcionou histórias que eu só tenho a agradecer mesmo”, descreveu. Para a mãe dela, Roseane Dalpiaz, o colégio da PM foi a segunda casa da filha. “Às vezes as pessoas veem a escola com muita rigidez, com muita disciplina, mas na verdade essa disciplina e essa rigidez que formou e tem formado a mulher que ela vai se tornar, então a gente só tem a agradecer e foi uma experiência que ela vai guardar para sempre”, completou.

O formando Leonardo disse ter muito orgulho de ter feito parte da família do CPM. “No Colégio a gente vira uma família, todo mundo se identifica muito, todo mundo se ajuda, é muito orgulho se formar lá”, disse. “É uma felicidade muito grande porque foram muitas batalhas durante esses 4 anos, e ouvir, nessa semana, o “eu passei” dele é maravilhoso, participar de um momento desse realmente é um orgulho muito grande. Ele é meu orgulho”, emendou a mãe, Lucia Ana.

Durante a solenidade foram entregues 110 medalhas de foram entregues 110 medalhas de “Mérito Escolar” Coronel Felippe de Souza Miranda que obtiveram as melhores notas. A terceira colocação ficou com o aluno Pedro, do 6º ano do Ensino Fundamental, com nota 9,67. Em segundo lugar ficou o aluno José Gabriel de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, com nota 9,7, e a primeira colocação ficou com a aluna Ana Beatriz de Farias, do 7º ano do Ensino Fundamental, com nota 9,76.

GALERIA DE IMAGENS