Campanha “Junho Vermelho” leva vários policiais militares a doarem sangue em Curitiba 28/06/2019 - 19:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Em um ato de solidariedade, policiais militares de Curitiba se uniram para doar sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR). Cerca de 30 militares estaduais, de todos os batalhões da Capital, contribuiriam para a campanha “Junho Vermelho” na manhã desta sexta-feira (28/06).

Segundo a coordenadora da ação, a enfermeira do Hospital da Polícia Militar (HPM) Edimara Rocha, a campanha “Junho Vermelho, o Amor Corre Nas Veias” teve várias ações durante o mês para conscientizar sobre a importância da doação de sangue. “Nessa época do ano cai, em média, 30% o número de doadores. Então foi bem importante que a gente mobilizou algumas pessoas, estamos em média de 30 militares, então a gente acredita que serviremos de inspiração para outros e que a gente consiga fidelizar esses que estão aqui hoje”, explicou.

Um dos exemplos é o soldado do Corpo de Bombeiros, Elton Santos Guimarães, que, juntamente com a esposa, doa sangue regularmente. “Temos que ter essa sensibilidade de ajudar o outro por si só. A gente sabe que no dia a dia sempre está acontecendo algum acidente ou tragédia e a gente que vive essa realidade sabemos da real necessidade”, disse.

Já o tenente do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, Magno Vinicius Fernandes Gonçalves, havia doado sangue a quatro anos.  “Aproveitar essa campanha para dar continuidade e doar com mais frequência, pois é importante ajudar os outros e também pra incentivar os policiais militares, bombeiros e a população a fazer a doação de sangue”, contou.

O HEMEPAR atende 386 hospitais e necessita de 150 bolsas de sangue por dia e nessa época do ano, com o final das aulas e início das férias a quantidade de doadores diminui. “A gente precisa muito desses grupos de doadores, e a polícia já tem sido parceiro da gente faz bastante tempo e contribui para salvar muitas vidas”, disse a bióloga do HEMEPAR, Jaqueline Morcelli Castro.

DOAÇÃO – Para quem tiver interesse em doar sangue, o HEMEPAR está espalhado por todo o estado e a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos (menor de idade apenas acompanhado pelo responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar descansado e alimentado (deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Em Curitiba, o HEMEPAR fica na Travessa Prosdócimo, número 145, no Alto da XV. O horário da coleta, de segunda-feira a sexta-feira é das 07h30 às 18 horas e sábado das 7h30 às 17h30, sendo que se atingir a capacidade de atendimento diária, o horário de fechamento poderá ser antecipado.

GALERIA DE IMAGENS