COGER completa nove anos com centenas de denúncias em canais próprios de atendimento 15/12/2019 - 06:20

Com a missão de assegurar a correta apuração das infrações penais e administrativas da Polícia Militar do Paraná, a Corregedoria-Geral da corporação comemorou o 9º aniversário de criação da unidade, em uma solenidade realizada na sede do SEBRAE do Paraná, no Prado Velho, em Curitiba. Durante o evento, foram entregues medalhas a policiais militares que contribuíram para os trabalhos da COGER; aos que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço ativo; e ainda aos praças que se destacaram. Até novembro, a unidade atendeu mais de 150 ligações e recebeu 300 e-mails de denúncias.

O comandante do COGER, coronel William Kuczynski, lembrou que a unidade exerce papel fundamental na manutenção da boa imagem da Polícia Militar. “A nossa função é manter a justiça e a disciplina, além de fazer as correções e fiscalizações, programadas ou inopinadas, para manter o bom andamento e atendimento para manter a credibilidade por parte da sociedade”, afirmou.

A unidade, segundo ele, é fundamental para a defesa da ética, da lei e da moralidade, condições imprescindíveis para a sobrevivência e higidez da instituição policial militar. “Deste modo, atuar na estrutura da correição não é tarefa fácil, trata-se de uma atividade árdua, que necessita, por vezes, enfrentar e superar resistências e incompreensões”, contou o coronel Kuczynski.

Durante a solenidade, além de citar a importância da transparência no trabalho feito pela COGER, o comandante da unidade destacou os avanços da corregedoria neste ano de 2019. Ele fez questão de lembrar da oferta de cursos profissionalizantes e de aprimoramento, que formou mais de 100 policiais militares. Ele destacou ainda a nova interface do Sistema de Controle de Processos Administrativos Disciiplinares e de Polícia Judiciária Militar (SISCOGER), que deve entrar em funcionamento no primeiro dia de 2020.

Na continuidade pela busca da agilidade e da economia, acompanhando a evolução da sociedade e a tendência mundial, a Corregedoria Geral da PMPR também implantou o sistema online para produção de procedimentos, que pode ser acompanhado em tempo real pelos advogados dos militares estaduais que estejam respondendo a algum tipo de processo, como ocorre no Tribunal de Justiça, por exemplo.

“Assim, é possível dizer que, nestes nove anos de COGER, houve um significativo esforço e dedicação de sua seleta equipe, possibilitando o aperfeiçoamento e desenvolvimento de diversos protocolos e procedimentos em benefício da gloriosa PMPR”, enalteceu o coronel Kuczynski.

HOMENAGENS – Durante o evento, foram entregues três medalhas a policiais militares paranaenses que se destacaram em serviço. A primeira foi a de Mérito da Justiça e Disciplina, que se destina a distinguir personalidades ou instituições que tenham contribuído para o trabalho desempenhado pela Corregedoria da PM. Em seguida, os militares estaduais que completaram 10, 20 ou 30 anos de serviço ativo receberam, respectivamente as medalhas Policial Militar de bronze, prata e ouro.

A última foi a de Menção Honrosa do Mérito Pessal, a qual condecorou os praças da corporação que tiveram reconhecidos seus méritos pessoais, cuja avaliação abrange os diversos aspectos da vida profissional e social.

DENÚNCIAS – Para dar suporte e receber informações importantes de investigação, a Corregedoria-Geral trabalha com canais de atendimento, que incluem o telefone 0800-643-7090. Entre setembro, quando foi criado, e novembro, a unidade atendeu 164 denúncias por meio da ligação gratuita e recebeu 371 e-mails, que podem ser encaminhados através do site da Polícia Militar (http://www.pmpr.pr.gov.br/form/denuncie).

Além dos canais próprios de atendimento, as denúncias feitas ao Ministério Público, à Defensoria Pública ou à Ordem dos Advogados do Brasil envolvendo abuso policial ou atuação irregular são encaminhadas para a corregedoria para a devida apuração. “Somente neste ano, a Corregedoria participou ainda de 17 operações conjuntas em todo o Estado”, destacou Kuczynski.

HISTÓRIA – A COGER foi criada pelo Decreto Estadual 9.040 em 15 dezembro de 2010 e substitui a antiga Seção de Justiça e Disciplina da PM. Tem como função apurar as irregularidades e fatos decorrentes que envolvam integrantes da Polícia Militar, com o respaldo do Comando-Geral, bem como para auxiliá-lo diretamente nas decisões sobre ação ou omissão de seus integrantes em casos de desvios de conduta.

Antes da criação da Corregedoria, a já extinta Sessão de Justiça e Disciplina da PM, que pertencia a Diretoria de Pessoal, era responsável por apurar os fatos envolvendo policiais militares. No entanto, para atender ao grande anseio interno e até mesmo dar uma resposta ao público externo quanto à lisura e transparência nas ações, foi criada a Corregedoria, que também busca a padronização dos procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos e procedimentos administrativos, realizar correições, fiscalizações e garantir a preservação dos princípios da hierarquia e disciplina na Corporação.

GALERIA DE IMAGENS