COGER comemora oito anos de criação com entrega de medalhas em Curitiba (PR) 14/12/2018 - 13:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná comemora oito anos de criação e a cerimônia feita na manhã desta sexta-feira (14/12) coroou homenagens a militares estaduais (praças e oficiais) que se destacaram no serviço que desempenham e fazem parte da história da instituição. Durante o evento foram entregues as medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, a medalha do Mérito da Justiça e Disciplina e a Menção Honrosa do Mérito Pessoal.

O evento foi presido pela Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, que foi paraninfa das condecorações aos policiais militares. Ela destaca que a COGER têm desempenhado um papel cada vez mais aprimorado, por meio de técnica e tecnologia, o saneamento e a correição diante de situações que envolvem militares estaduais a fim de preservar a ordem, a disciplina e a responsabilidade com a segurança pública.

“Além de prestar assessoramento ao Comando-Geral, a Corregedoria tem exercido um papel fundamental com o trabalho de capacitação feito com os militares estaduais, aperfeiçoando e conscientizando sobre procedimentos e condutas que devem ser aplicados para que o atendimento às ocorrências seja cada vez mais eficiente”, declarou.

O Corregedor-Geral, coronel Enio Soares dos Santos, exaltou o empenho dos integrantes da instituição ao criarem os cursos de aperfeiçoamento e de instrução, além da integração com profissionais de outros setores da Polícia Militar e da Polícia Científica. Um dos exemplos é o Curso de Atualização Profissional em Análise Criminal, Isolamento e Preservação de Local de Crime dirigido à Atividade Policial e Bombeiro Militar – Modalidade Ensino à Distância, feito em março deste ano.

“Já estamos trabalhando na pró-atividade, fazendo cursos de nivelamento, de aperfeiçoamento de graduados e de policiais que estão em campo trabalhando no operacional, e esse é o objetivo, com certeza, somado a todas as iniciativas da Corporação, nós estamos crescendo e se consolidando naquilo que o Estado precisa de Polícia Militar”, explicou o tenente-coronel.

O tenente Marcos Roberto Rossi, que atua na Subcorregedoria de Cascavel, foi agraciado com a medalha do Mérito da Justiça e Disciplina e estava realizado com a homenagem. “É um momento de felicidade, que traz o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo, e o Comando tem visto a dedicação de todos e, com certeza, isso chamou a atenção na condição de reconhecer o mérito no recebimento dessa homenagem”, disse.

O coronel destacou que a evolução de utilizar os meios digitais para otimizar os trabalhos contribui para a agilidade nos procedimentos. “Utilizamos plataformas digitais, a exemplo dos procedimentos e inquéritos que estão sendo feitos em encaminhamentos eletrônicos e tudo mais, então precisamos ser técnicos, precisamos ser cuidadosos, aquilo que a legislação prevê e naquilo que os instrumentos e toda a tecnologia permite”, complementou.

O Chefe do Estado Maior da PM e que responde pelo Comando do Corpo de Bombeiro, coronel Antônio Zanatta Neto, também foi condecorado e citou a forte atuação da COGER e o compromisso do Comando-Geral da Corporação com relação as condutas e responsabilidades dos militares estaduais. “Realmente, me emociono por receber uma comenda, uma honraria tão importante, isso significa muito pessoalmente, mas, mais do que isso, representa nossa responsabilidade, determinação e firmeza nos atos do alto Comando da PMPR, que a todo momento têm se pautado em buscar corrigir os desvios dos militares, que, por vezes, lamentavelmente, os cometem”, explicou.

O capitão Rodrigo Massayuki Nakamura, do 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB), que atuou na COGER por quatro anos, acredita que a instituição é um dos pilares da Corporação. “A Corregedoria é um dos alicerces da disciplina e nos sentimos honrados ao receber esta medalha, e é um agregado de conhecimento que a gente retém quando passa pela Instituição”, acrescentou.

HISTÓRIA – A COGER foi criada pelo Decreto Estadual 9.040 em 15 dezembro de 2010 e substitui a antiga Seção de Justiça e Disciplina da PM. Tem como função apurar as irregularidades e fatos decorrentes que envolvam integrantes da Polícia Militar, com o respaldo do Comando-Geral, bem como para auxiliá-lo diretamente nas decisões sobre ação ou omissão de seus integrantes em casos de desvios de conduta.

Antes da criação da Corregedoria, a já extinta Sessão de Justiça e Disciplina da PM, que pertencia a Diretoria de Pessoal, era responsável por apurar os fatos envolvendo policiais militares. No entanto, para atender ao grande anseio interno e até mesmo dar uma resposta ao público externo quanto à lisura e transparência nas ações, foi criada a Corregedoria, que também busca a padronização dos procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos e procedimentos administrativos, realizar correições, fiscalizações e garantir a preservação dos princípios da hierarquia e disciplina na Corporação.

GALERIA DE IMAGENS