Bloqueios de trânsito e abordagens são foco da Operação Especializada do BPTran em Curitiba 11/09/2020 - 20:37

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Em 12 pontos da Capital, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) promove blitz e abordagens nas principais vias que cortam a cidade na noite desta sexta-feira (11/09). O foco das ações são abordagens a motoristas e veículos, fiscalização de trânsito e combate a embriaguez ao volante.


O BPTran teve apoio da Companhia de Eventos e da Companhia de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), ambas do 1° Comando Regional da PM (1° CRPM), além de efetivo administrativo do Quartel do Comando-Geral da PM (QCG) para os bloqueios de trânsito e abordagens.


Segundo o Comandante da unidade, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo, a ação faz parte de um planejamento que visa reforçar a presença da PM nas ruas com ações preventivas que inibam crimes e infrações de trânsito, além de intensificar atividades que contribuam para a redução de acidentes, feridos e mortos.

 

“O mês de setembro é muito importante para o trânsito brasileiro, pois fazemos ações na Semana Nacional de Trânsito para reforçar à comunidade a importância de aplicar os cuidados necessários na condução de veículos e na no trânsito como um todo. Esta é uma primeira fase dessa grande operação,  ainda teremos neste mês uma segunda fase visando a redução nos números de acidentes, de pessoas feridas e, principalmente, de óbitos nas vias urbanas”, destacou.

 

O tenente-coronel ressalta que as abordagens policiais fazem parte do trabalho ostensivo da PM, que pode evitar crimes e resultar em apreensões de drogas e armas, e na prisão de pessoas que estejam na prática de delitos. A principal orientação, segundo o comandante do BPTran, é aceitar a abordagem e seguir as instruções do policial militar.

 

“É importante que o cidadão, ao estar em abordagem, não faça movimentos bruscos no interior dos veículos, ou buscar o documento no porta-luvas. O correto é seguir as orientações da equipe policial, e ao fazer qualquer ação, avisar o policial militar”, disse.

GALERIA DE IMAGENS