Batalhão de Polícia de Trânsito recebe novo comandante durante solenidade em Curitiba 10/11/2021 - 14:27
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) recebeu, na manhã desta quarta-feira (10/11), o novo comandante durante uma solenidade militar na sede da unidade em Curitiba. Na ocasião, o tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, que agora assume a função de Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, passou a função ao tenente-coronel Fernando Klemps, que até então estava na função de Assistente do Subcomandante-Geral.
O Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, aproveitou a oportunidade para agradecer os dois oficiais pelos serviços prestados à Corporação. “O Klemps desejo boa sorte, que Deus te ilumine, te proteja e que continue sendo aquele menino de 1992, quando nos formamos, com toda humildade, com todo caráter e respeito que você tem pela sua família. Ao coronel Carmo, que Deus abra os seus caminhos e que continue sendo essa pessoa motivada, dedicada, interessada e leal à nossa Instituição”, disse.
Para o Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), unidade a qual o BPTran é subordinado, coronel Wagner Lúcio dos Santos, o coronel Klemps era a escolha certa para assumir o cargo. “Ele é um oficial altamente qualificado, trabalhou na assessoria militar do Detran e conhece muito sobre o trânsito e suas particularidades, por isso o nome dele foi pontual para esse momento que o BPTran tem plena atuação em todo o estado”, disse.
À frente da unidade desde novembro de 2019, o tenente-coronel Carmo sempre teve o anseio de Comandar o BPTran e, para isso, estudou sobre o policiamento no trânsito urbano e agora segue para a Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). “Nesses dois anos tivemos ótimos índices no trânsito curitibano, óbvio que a Pandemia teve uma contribuição, mas mesmo assim eu deixo essa unidade com o sentimento de dever cumprido, pois um dos meus objetivos era melhorar os espaços para a tropa e isso nós conseguimos fazer”, disse.
“2022 será um ano de bastante trabalho, principalmente em razão das escolas de soldados que esperamos recepcionar já no início do ano, então teremos que ser muito dedicados e empenhados para que possamos formar esse pessoal da melhor forma possível e colocar os melhores profissionais nas ruas do nosso estado”, complementou o tenente-coronel Carmo.
O tenente-coronel Klemps foi declarado aspirante à oficial da PMPR em 1992 e, juntamente com o coronel Wagner e o tenente-coronel Carmo, fez o estágio probatório no BPTran. Desde então passou por diversos setores da Corporação, por mais de 10 anos atuou na assessoria militar do Detran e por último desempenhou a função de assistente do Subcomandante-Geral da PMPR.
“Vamos dar continuidade no excelente trabalho que o tenente-coronel Carmo desempenhou à frente do BPTran e agora, com a sociedade voltando ao normal após esse período pandêmico, vamos trabalhar para diminuir cada vez mais os números de acidentes de trânsito, assim reduzindo o tempo de espera”, explicou o novo Comandante do BPTran, tenente-coronel Klemps.
Após o ato de passagem de Comando, o tenente-coronel Carmo entregou ao seu substituto a insígnia da unidade e desejou boa sorte nessa nova fase da carreira. Durante o evento, também foi feito o descerramento do quadro do tenente-coronel Carmo, que será fixado na galeria de ex-comandantes da unidade. Por fim, as esposas dos oficiais foram homenageadas com uma flor, em agradecimento pelo apoio que elas e a família dão aos seus esposos.
Prestigiaram a solenidade o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; Corregedor-Geral da PM, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o Diretor de Apoio Logístico, coronel Carlos Eduardo Cidreira; o Diretor de Pessoal, coronel Alex Erno Breuning; o Comandante do 1º CRBM, coronel Gilberto Gavlovski; o Diretor-Geral do Detran, Wagner Mesquita, o Chefe do Estado-Maior de Artilharia Divisionária, coronel Cezar Carriel Benetti, além de oficiais da ativa e da Reserva Remunerada, amigos e familiares dos coronéis.