Batalhão de Polícia Ambiental recebe novo comandante durante solenidade restrita em São José dos Pinhais, na RMC 05/01/2021 - 18:59
Marcia Santos
Jornalista Responsável
O Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) recebeu, na manhã desta terça-feira (05/01), o novo comandante durante uma solenidade restrita. Na ocasião, o coronel Adilson Luiz Correa dos Santos passou a função ao tenente-coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, e a cerimônia contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.
O secretário Marinho aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho do coronel Adilson frente ao Batalhão Ambiental. “O coronel Adilson está de parabéns por ter ajudado a unidade chegar aonde chegou, agradecer pelo trabalho que ele desempenhou e destacar que agora ele vai poder ajudar a Polícia Militar em outras frentes”, disse.
“Desejo ao tenente-coronel Puchetti toda sorte para ele e à sua família. Agora vem a parte mais importante que é iniciar um planejamento e ampliar as ações do BPAmb-FV, pois é uma unidade muito importante para a segurança pública do Paraná”, complementou o coronel Marinho.
De acordo com o Subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, agora é momento de dar prosseguimento nos projetos da unidade. “Precisamos dar continuidade no trabalho já iniciado pelo coronel Adilson, ampliando o policiamento ambiental no nosso estado e, para isso, temos o apoio do Governo do estado, por parte da Secretaria de Segurança Pública”, destacou.
O coronel Adilson ficou à frente do BPAmb-FV durante dois anos e, segundo ele, foi um período muito positivo e com diversos desafios que foram cumpridos. “Neste último ano tivemos que lidar com uma situação atípica, que é a Pandemia do novo Coronavírus, porém a nossa unidade não parou nenhum dia e com isso conseguimos números expressivos”, disse.
“Gostaria de agradecer todos os policiais ambientais que caminharam comigo neste período, são peças fundamentais para que a gente conseguisse todo o êxito na carreira e, com certeza, a minha promoção se deve ao trabalho desses policiais que trabalham dia e noite para levar mais segurança à população paranaense”, complementou.
Para o tenente-coronel Puchetti é um momento muito importante assumir o comando de uma unidade que tem como objetivo preservar a natureza. “Diversos projetos estão em desenvolvimento com diversos órgãos, tanto municipais, quanto estaduais. Nós queremos, além de atuar na repressão, que acontece muitas vezes a partir das denúncias, preservar e trabalhar preventivamente para que os crimes não ocorram, pois multas e autuações não trazem a natureza de volta”, disse.
O novo comandante do BPAmb-FV destacou também o trabalho desempenhado no Verão Consciente 2020/2021. “Como todos os anos, deslocamos um grande efetivo para a Costa Leste do estado e já tivemos ótimos resultados, tanto no trabalho preventivo, quanto repressivo, além de dar uma atenção especial para a Ilha do Mel e também na fiscalização das embarcações”, explicou.
O balanço da atuação do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde no Verão Consciente 2020/2021 pode ser conferido AQUI.
Após o ato de troca de comando, o coronel Adilson, juntamente com o coronel Hudson, fez o descerramento da foto, que será fixada na galeria de ex-comandantes da unidade. A mãe e a esposa do tenente-coronel Puchetti também foram homenageadas com um buquê de flores cada uma pelo apoio prestado ao oficial até agora.