Batalhão de Cascavel, no Oeste do estado, inaugura o primeiro Memorial dos Patronos do Paraná 05/06/2020 - 07:00

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

O 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), inaugurou o primeiro Memorial dos Patronos do Paraná. O evento aconteceu na quinta-feira (04/05) na sede da unidade em Cascavel, no Oeste do estado, e contou com a participação do Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.


De acordo com informações do setor de Relações Públicas da unidade, o “Memorial dos Patronos” é formado por três bustos: Tiradentes, Coronel Sarmento e Coronel Lapa. Os Monumentos carregam uma singular historicidade de ícones que deixaram seus destacados feitos, transcendidos por gerações. Duas colunas clássicas adornam os monumentos, a “Coluna Dórica”, a qual representa a força que nutre a Polícia Militar do Paraná e impulsiona o combate diuturno à criminalidade e a “Coluna Jônica”, que por sua vez, representa a sabedoria do planejamento e a organização estratégica da força policial.


O coronel Péricles de Matos, parabenizou o comando da unidade pela iniciativa da obra. “Este memorial significa o resgate dos valores e dos ideais que sustentam e amparam a Polícia Militar do Paraná. Uma instituição que não conhece o seu passado e não cultua seus valores históricos está fadada ao insucesso e a Polícia Militar do Paraná é uma instituição de sucesso”, disse.


Este foi o primeiro Memorial de Patronos a ser materializado no Paraná e foi desenvolvido pelo artista plástico, Hermes Luiz Bózio, considerado, atualmente, como um dos pioneiros em produzir bustos em concreto no Paraná e aplicar com sutilezas, técnicas avançadas para manusear este material.


HISTÓRIA – Joaquim José Da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um revolucionário que buscava a liberdade e a independência do país. Considerado Herói Nacional, Tiradentes é considerado o Patrono das polícias do Brasil.


O coronel Joaquim Antônio De Moraes Sarmento, ingressou em 1907 na Polícia Militar do Paraná e atuou em diversas situações de conflitos. Na “Campanha do Contestado”, em 1912, por ocasião da Batalha do Irani, teve seu olho ferido e por isso foi instituído patrono da Polícia Militar do Paraná.


O coronel João Rodrigues da Silva Lapa foi designado Delegado especial de Cascavel em 1961, sendo enaltecido no Oeste Paranaense por diminuir a criminalidade à época. Como forma de deferência, o 6º BPM leva o seu nome.


Também estiveram no evento o Comandante do 5º CRPM, tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos; o Comandante do 6º BPM, tenente-coronel Rubens Garcez Da Luz, além das Promotoras de Justiça, Silvia Tessari Freire e Simone Lorenz.

GALERIA DE IMAGENS