Batalhão da PM do Litoral recebe novo comandante 22/12/2020 - 20:10

Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a passagem de comando do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), do 6°Comando Regional da PM (6° CRPM), nesta terça-feira (22/12) em Pontal do Paraná. Depois de um ano e meio na função, o tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia passou o comando ao tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior e vai para a Reserva Remunerada. O evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e do Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.


A cerimônia ocorreu no ginásio da Associação do Banestado, com distanciamento entre os convidados e álcool gel à disposição de todos. A passagem de comando para o tenente-coronel Biscaia é o encerramento do ciclo dele no serviço ativo da Corporação após diversas funções e atividades que coordenou, e segue agora para a reserva remunerada.

 

O secretário Marinho prestigiou o evento e falou sobre os trabalhos da Secretaria com investimentos e reforços de infraestrutura à Polícia Militar, como a reforma de quartéis, compra de viaturas e de equipamentos. Em janeiro, há a previsão da entrega de várias obras para a Segurança Pública do estado, e uma delas é a sede do 9º Batalhão, em Paranaguá, que contará com espaços melhores para o trabalho dos policiais militares.

 

“A atuação do tenente-coronel Biscaia foi brilhante, sempre muito educado e de relacionamento fácil, deixou um legado e as articulações que fez com a comunidade. Vamos reinaugurar esse batalhão e a chegada do tenente-coronel Renato vem justamente para agregar toda a estrutura, o quartel e os recursos humanos. Em 2021 faremos grandes operações no litoral, para combater os crimes e melhorar cada vez mais a segurança da população”, explicou.

 

O tenente-coronel Biscaia agradeceu o apoio dos oficiais e praças que estiveram com ele na mesma luta por mais segurança e tranquilidade para os moradores e visitantes do Litoral. O cuidado com a tropa, a busca por um bom relacionamento com a comunidade e com os poderes constituídos e a otimização da aplicação de equipes e viaturas de maneira estratégica nas cidades do Litoral marcam sua passagem pelo 9º Batalhão.

 

“Estou muito grato de ter passado esses meses todos aqui no batalhão da PM, e foi um privilégio receber esse comando e poder atender bem a comunidade litorânea. Se eu pudesse ficar, eu ficaria no mínimo mais uns 10 anos aqui, mas não posso por questão de tempo de serviço”, lamentou o tenente-coronel.

 

Durante seu comando foi desencadeada uma das maiores operações integradas da Costa Leste: a Operação Carga Segura foi desencadeada para combater os casos de furto de cargas no Porto de Paranaguá. A ação envolveu órgãos municipais, estaduais e federais de fiscalização, que culminaram em dezenas de prisões, na descoberta de locais de armazenamento dos produtos furtados, e na apreensão de materiais.

 

Para o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, é natural a troca de comando de unidades na Corporação. Ele mencionou a dedicação do tenente-coronel Biscaia e o voluntariamento do tenente-coronel Renato ao aceitar a missão de comandar o 9º Batalhão.

 

“Estamos em uma fase de transição e as pessoas estão sendo promovidas ou aposentadas, e isso é natural. O novo comandante optou por vir morar na região, oque é muito bom. É óbvio há uma expectativa de que seja feito no mínimo o que estava sendo feito ou melhor, então a gente espera o melhor para o tenente-coronel Renato e agradecemos ao trabalho feito até aqui pelo tenente-coronel Biscaia”, disse.

 

O Comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, explicou que a ideia é que haja a continuidade do trabalho já desenvolvido pelo tenente-coronel Renato, ainda mais com a temporada de verão, que exige atuação intensa da unidade e do efetivo de reforço por conta do aumento de pessoas nas praias.

 

“Estamos à frente dos trabalhos e preparamos um grande aporte logístico e de pessoal, contando com unidades especializadas da PM, ações na área ambiental e atuação forte da Ação Integrada de Fiscalização Urbana [AIFU] para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias durante a pandemia, como rege o decreto estadual”, explicou.

 

Durante o evento, foi descerrado o retrato do tenente-coronel Biscaia para ser incluído na galeria de comandantes da unidade. Ele e o tenente-coronel Renato, entregaram flores para as respectivas esposas, em sinal de reconhecimento e apoio familiar prestado durante anos de serviço pela Polícia Militar. Os oficiais do batalhão também fizeram uma homenagem ao tenente-coronel Biscaia, com a entrega de um quadro.


EXPECTATIVA – O tenente-coronel Renato trabalhou mais de 20 anos em unidades operacionais no Interior, e sua passagem mais marcante foi na região de Guarapuava, sempre próximo das lideranças da comunidade para entender as necessidades da população e buscar soluções e melhorias de segurança pública. Antes de chegar ao 9º Batalhão, o tenente-coronel desempenhava uma função na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).

 

“A expectativa é muito grande e eu fico muito satisfeito em assumir o comando do 9º BPM. Me sinto satisfeito pelo acolhimento de toda a sociedade litorânea que já tem nos acompanhado e conversado conosco a respeito dos seus problemas e situações. Assumimos o comando num momento de grande expectativa, principalmente em relação à Operação Verão e ao coronavírus”, destacou.

 

Ele alertou sobre os riscos da pandemia, principalmente com a chegada do Natal e Ano Novo. Ele reforçou a importância de a população respeitar o decreto e evitar festas e aglomerações, para evitar que mais pessoas adoeçam e acabem vítimas do vírus. “A princípio a PM irá orientar aquelas pessoas que estiverem em aglomeração dentro de bares e das ruas, mas, no segundo momento, se as pessoas não atenderem ao pedido policial, agiremos com mais energia”, afirmou.

 

PRESENÇAS – Também prestigiaram o evento o Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Paraná, Rogério Machado; o Corregedor-Geral da PM, coronel Willian Kucynski; o assessor militar da Sesp, coronel Erich Wagner Osternack; o coronel Ronaldo de Abreu; representando o Comando do Corpo de Bombeiros e coordenador operacional dos bombeiros pela Operação Verão Consciente, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior; o Chefe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ), coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; representando a Associação da Vila Militar, coronel Porcides; o vice-presidente da Assofepar, coronel Barros; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Renato Ribas; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), tenente-coronel Wagner Lucio dos Santos; além de comandantes de unidades especializadas e de área da PM, oficiais e praças da Corporação, além de convidados.

GALERIA DE IMAGENS