Batalhão Ambiental entrega medalhas e moedas comemorativas para marcar os 63 anos de história da unidade 20/12/2020 - 07:00
Para valorizar os parceiros do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) e comemorar os 63 anos de criação da unidade, houve a entrega de medalhas de Mérito Ambiental e medalhas comemorativas nesta sexta-feira (18/12) na sede da unidade em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, receberam a medalha. A cerimônia foi feita respeitando as medidas sanitárias de não aglomeração e distanciamento social.
O secretário Marinho destacou que a atuação do Batalhão é essencial, e para reforçar o trabalho de prevenção ao meio ambiente, está sendo planejada a criação de um segundo batalhão para os próximos anos, ampliando ações e efetivo no estado. Para ele, o evento, mesmo que singelo, representa a união de esforços do Governo do Estado, Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar.
“A gente percebe uma emoção enorme, o reconhecimento. A secretaria mais do nunca estamos de braços abertos para todas as instituições em prol de um bem que a sociedade, os desafios de hoje são grandes e sabemos que os de amanhã serão maiores ainda, por isso estamos focados na missão”, disse.
“Gostaria de agradecer a todos, principalmente aos policiais militares ambientais de todo o estado que estão agora patrulhando nas florestas, rios e lagos, são policiais anônimos, que estão enfrentando o calor e outras adversidades para coibir crimes contra a fauna e flora. Graças a esses policiais e a condução dos comandos que a Força Verde hoje é uma referência em todo o país”, explicou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
A entrega de medalhas e moedas comemorativas, segundo o Comandante da unidade, tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos, foi para agradecer integrantes da unidade, policiais militares e pessoas civis que colaboram com a causa ambiental e são parceiros do batalhão em diversas iniciativas.
“Devido a pandemia do coronavírus, não foi possível promover a tradicional cerimônia, por isso respeitando as medidas de enfrentamento ao coronavírus, fizemos a entrega das medalhas e moedas de maneira fracionada aos profissionais que colaboraram com a causa do meio ambiente, seja de forma direta ou indireta”, disse o tenente-coronel.
Durante o evento foi comemorado ainda a produção das equipes policiais ambientais no estado durante o ano. Em 2020, a unidade apreendeu 421 armas de fogo, 4.778 aves silvestres e encaminhou 1.484 pessoas por diversos crimes e infrações ambientais. Os policiais militares ainda atenderam 14.642 ocorrências policiais e abordaram 122.246 mil pessoas em todo o Paraná. Nas matas do estado, os policiais do Batalhão percorreram 23.046 quilômetros de patrulhamento a pé.
Receberam as honrarias, além do secretário Marinho e do coronel Hudson, o Controlador-Geral do estado, Raul Clei Coccaro Siqueira; o Chefe da 4ª Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Cezar Kister; o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Marcio Antônio Machado; o Subcomandante do BOPE, major Sergio Augusto Silva e o major da Polícia militar Alexandre dos Santos Cabral. Pelo Batalhão Ambiental receberam as honrarias o capitão Rogério Rodrigues; o subtenente Erni Jerke; o diretor de Segurança do Coritiba Odivonzir Frega; a jornalista da PM, Marcia Santos, e Mehdi Mouazen.
Prestigiaram o evento o Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Pereira Sales; o coronel da reserva remunerada Daniel Jacinto Berno, além de oficiais e praças da unidade.