Banda da PM homenageia Comandante-Geral com música e comemora promoção de integrantes em solenidade no Palácio do Iguaçu 20/12/2019 - 15:55

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná recebeu da Banda da PM uma melodia em sua homenagem, o “Dobrado Coronel Péricles de Matos”, composto por um policial. A solenidade que aconteceu no Palácio do Iguaçu, nesta sexta-feira (20/12), na Capital do estado, também comemora a promoção de diversos policiais músicos da banda.

O coronel Péricles de Matos possui um grande envolvimento sentimental com a banda da PM, primeiro por possuir amigos que são componentes, e por já ter sido músico em sua juventude. “Na verdade não é um momento do Comandante, mas sim da Banda, do resgate da dignidade e da importância dela, então acho importante essa celebração do reconhecimento do mérito”, disse.

No fim da celebração, o Comandante-Geral propôs que o nome do Dobrado, que foi feito em sua homenagem, seja alterado para “Martírio Policial”, em tributo aos policiais que serviram a PM e que, com honra, morreram em exercício da função.

A música, que é um dobrado militar feito em forma de marcha, possui trechos inéditos até certo ponto de sua execução, mas também trouxe uma inspiração na Canção 10 de Agosto, com partes adaptadas desse hino que representa a Polícia Militar, muito animado e altivo.

“Foi um grande desafio compor essa música por se tratar de alguém tão importante como o nosso comandante, mas temos certeza que, por conta do nosso esforço e desempenho, ele vai gostar” disse o responsável pela composição da música, cabo Rafael André Barbosa. Mas que a ideia por trás do Dobrado era que, ao executar essa música, ela pudesse remeter aos pensamentos e ao trabalho do comandante da corporação.

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná foi fundada em 1857, possuindo agora seus 162 anos, vem buscando, a cada dia que passa, elevar seu nível artístico na representação dos policiais militares e do órgão do estado. Em 10 de agosto de 2009, a Banda da PM foi declarada por lei patrimônio histórico, artístico e cultural do estado do Paraná, além de, nos últimos anos, tornar o seu concerto um dos maiores eventos comemorativos durante os aniversários da PMPR.

PROMOÇÃO – Nesta solenidade, foram 25 policiais promovidos através de concurso interno com avaliações teóricas e práticas.

“Agradeço a Deus por Ele ter me dado esse privilégio de ter deixado a vida dos militares promovidos mais doce e mais feliz. Fico muito honrado de poder estar celebrando esse momento com os meus irmãos de farda”, conclui o coronel Péricles.

O tenente José Gaudino Silva Filho, maestro da Banda, lembra que além da homenagem ao Comandante-Geral, hoje também foi um grande dia para os policiais músicos. “Hoje é um dia festivo para nossa banda de música pois é a primeira cerimônia de entrega da diplomação dos componentes da banda que foram promovidos num concurso”, disse.

Outro integrante da Banda, agora 1º sargento Josiel Alexandre do Nascimento, conta sobre seus 24 anos de carreira, e demonstra seu agradecimento ao tempo que serviu como policial músico militar e sua promoção recente. “Recebi a ordem de um superior, quando cheguei no ensaio da banda pela primeira vez, e ele falou ‘soldado fica em pé e faz um solo’, e foi quando eu vi que fiquei em pé, fechei os olhos e fiz com que a música fluísse de dentro de mim. E a partir dessa data se passaram 23 anos de carreira”, relembra emocionado.

Além do Comandante-Geral, coronel Péricles de Matos, estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques; o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Ajudante Geral da PM, coronel Samir Wassouf; Representando o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, o tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Junior; o Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett; o Vice-Presidente da Igreja Assembleia, Pastor Ausias e a Presidente da Cruzada Social Cosmo e Damião, Eliane Mara Stevão de Matos.

GALERIA DE IMAGENS