Baile do Espadim Tiradentes 2019 comemora início de formação de novos cadetes da Polícia Militar 11/08/2019 - 12:11

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

 

A turma de cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) que iniciou neste ano a formação na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), promoveu no sábado (10/08) o tradicional Baile do Espadim Tiradentes. O evento marca o início da jornada de três anos de estudos e preparação para a formação de aspirante a oficial. A festa também é uma comemoração pelos 165 anos da Polícia Militar do Paraná.

O Chefe do Estado Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques, enalteceu a entrada de novos cadetes, que renovam a geração de futuros comandantes da Polícia Militar. "Os oficiais sempre devem estar preparados, pois o Comando da Corporação será deles no futuro. Esse momento do Espadim é muito significativo, pois demonstra que esses cadetes passaram por um vestibular difícil, o mais concorrido do estado do Paraná, e estão prontos para cursar a Academia Policial Militar do Guatupê", disse.

O baile aconteceu no Clube Santa Mônica, em Colombo (PR), local onde o salão foi ornamentado majestosamente para ser palco de uma grande noite de festa. Familiares e amigos dos cadetes ocuparam as mesas e maravilharam-se com a entrada triunfal dos futuros oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros com suas respectivas madrinhas para a tradicional valsa.

"Depois de uma celebração maravilhosa na data de ontem, e hoje temos o baile do Espadim Tiradentes, em que toda a família miliciana comemora a entrada de novos integrantes. É um momento em que todos os cadetes esperam, pois é o baile de gala de iniciação na nossa instituição", afirmou o Diretor Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu.

Centenas de convidados prestigiaram o evento e contemplaram a beleza da cerimônia. O salão foi ornamentado até nos mínimos detalhes para que a comemoração fosse perfeita, a fim de selar definitivamente o início da carreira do Oficialato na Polícia Militar. A festa ocorreu num local esplendoroso em que riqueza dos ornamentos e o brilho das peças decorativas elevaram o glamour e a elegância do evento.

Para o Diretor de Tecnologia e Qualidade da PM (DDTQ), coronel Antônio Zanatta Neto, o baile é o marco de integração entre a Corporação e a comunidade. “Isso é importante pós é a essência de polícia comunitária. Integrando esses novos profissionais, operadores de segurança pública que estarão daqui para frente pensando, estudando sobre a área”, falou.

Um dos momentos mais especiais foi a entrada dos aspirantes no salão de festa, acompanhados por seus padrinhos e madrinhas. Após a apresentação, a tradicional valsa abriu o baile com o chefe do Estado Maior da PM, coronel Prates, com o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu, e com o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM (DDTQ), coronel Antônio Zanatta Neto, acompanhados por suas respectivas esposas, seguidos pelos aspirantes e demais convidados.

Para a cadete Desyre Gomes, a adaptação da vida civil para à militar é natural e revela que seu maior sonho era entrar para a Corporação. “Passamos por coisas novas e diferentes, mas conforme o tempo passa, pegamos o jeito e nos adaptamos a nova vida. Conheci o CFO pelo meu pai , que já é militar,  e sempre quis ser policial militar para poder ajudar as pessoas”, disse.

O cadete Johann Adam disse que sempre gostou da carreira militar e por isso escolheu a Polícia Militar para realizar o sonho. “Sempre gostei da ordem, da disciplina, e decidi que ser oficial da PM seria a melhor escolha”, explicou.

Para o cadete Thiago Henrique de Oliveira, o baile é um recomeço, isso porque ele teve sofreu uma lesão durante o curso no ano anterior, mas consegui se recuperar e integrar a turma do CFO de 2019. “O recomeço encaro com certa naturalidade, espero poder ter uma formação muito forte, para que um dia eu possa ser um comandante com bagagem e colocar em prática um bom serviço”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS