BPMOA forma novo Comandante Multimotor de asa fixa 01/02/2020 - 10:00
O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) formou o tenente Bruno Bora como o primeiro Comandante de Asa Fixa (Avião) Multimotor/IFR na última semana, reforçando o quadro de pilotos comandantes de aeronaves da unidade. A capacitação faz parte do plano de ascensão de asas fixas do BPMOA, capacitando o efetivo para que a unidade possam ampliar ações.
Para alcançar a ascensão, o tenente Bora fez diversos cursos. Entre 2016 e 2017 fez os cursos de Piloto Privado (PPA) e Piloto Comercial de avião obtendo as habilitações de vôo por instrumentos (IFRA) e aeronaves multimotoras (MLTE). Fez ainda o curso SAR005 e atua também na área de gestão de manutenção aeronáutica desde a chegada na unidade.
No BPMOA, o tenente permaneceu na função de segundo piloto enter 2016 e 2019 nas aeronaves Cessna 182 Skylane e Beech Baron BE58. No último ano, participou de treinamentos e atuou como Copiloto junto à Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar (DTA/CM).
Para concluir a formação, ele passou por várias horas de voo, em diferentes tipos de missões, foi submetido ao Conselho de Vôo, formado com os Comandantes de Aeronave do BPMOA e presidido pelo comando da unidade, aonde foi avaliado e alcançou a ascensão desejada.