BPFron apreende 4,9 toneladas de maconha em duas abordagens no Oeste do estado 20/07/2020 - 12:00
Marcia Santos
Jornalista Responsável
As equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) fizeram duas apreensões de maconha nas cidades de Guaíra e Missal, totalizando 4.995 toneladas de droga neste domingo (19/07). As ações fazem parte da Operação Hórus, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com as apreensões, estima-se um prejuízo de mais de R$ 5 milhões ao narcotráfico.
A primeira abordagem por volta de 20h30 na região central de Guaíra, quando os policiais militares viram um GM Kadett suspeito. Ao se aproximar para fazer a abordagem, a equipe percebeu que o motorista acelerou e fugiu, iniciando-se um acompanhamento tático. A fuga do suspeito terminou quando ele colidiu contra um barranco de terra. Segundo o BPFron, ele entrou no matagal a pé e abandonou o veículo, mas logo acabou detido.
Ao ser feita a vistoria, os policiais militares encontraram centenas de tabletes de maconha que totalizaram 755 quilos. O homem foi questionado sobre a origem da droga, ele teria indicado que carregou o carro em uma aldeia indígena ao lado da balsa do Porto Internacional. Durante os procedimentos, uma equipe do Exército Brasileiro prestou apoio e fez a segurança do local enquanto era aguardada a chegada do guincho para remoção do veículo.
Depois, há cerca de 142 quilômetros dali, na cidade de Missal, as equipes do BPFron flagraram um caminhão e uma moto em situação suspeita e tentaram fazer a abordagem, mas a moto fugiu e os policiais abordaram o caminhão. O motorista, antes da aproximação da equipe, parou o veículo e fugiu a pé pelo matagal, não sendo encontrado.
Durante a verificação, foi constatado que o caminhão estava com 195 fardos de maconha, totalizando 4,2 toneladas de droga. O material e o veículo foram entregues à Polícia Civil de Medianeira para as medidas cabíveis.
BALANÇO - Desde o início do ano até agora, o BPFron já apreendeu quase 22 toneladas de drogas. "O que chama a atenção é de que o recorde anual do batalhão era 18 toneladas e neste ano, em sete meses, já superamos essa marca. Isso se deve ao planejamento operacional, operações integradas", disse o porta-voz do BPFron, capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva. Segundo ele, a apreensão deste domingo é a maior apreensão do BPFron desde a criação da unidade, em 2012. "Desenvolvemos um trabalho para interceptar a droga antes que se espalhe e chegue aos grandes centros urbanos", acrescentou.
OPERAÇÃO HÓRUS - As ocorrências fazem parte da Operação Hórus, coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e envolvem forças policiais e de fiscalização estaduais e federais do Paraná e Mato Grosso do Sul para o combate ao narcotráfico, a crimes violentes, ao contrabando de armas e produtos ilegais e ao descaminho na faixa de fronteira.
Os trabalhos da Operação Hórus envolvem equipes da Polícia Federal, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; do grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; do BOPE da PM de Mato Grosso do Sul, além da Força Nacional e do Exército Brasileiro.