BOPE recebe máscaras de tecido doadas por entidade de proteção animal em Curitiba 30/06/2020 - 17:49
Marcia Santos
Jornalista Responsável
As equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) receberam nesta terça-feira (30/06) a doação de máscaras de tecido camuflado doados pelo abrigo de animais Casa da Xica. A iniciativa é em reconhecimento ao trabalho dos militares estaduais da unidade. A entrega simbólica das máscaras foi na sede da Companhia de Operações com Cães (COC), no Pilarzinho, em Curitiba.
O Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, acompanhou a entrega das máscaras ao Comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado, acompanhado pelo Comandante da COC, capitão Gustavo Dalledone Zancan, e dos demais comandantes de subunidades e chefes de setores internos da unidade.
“Essa é a materialização de uma proposta de trabalho que é de uma policia interativa e comunitária, que traga o cidadão para dentro do quartel e que participe da atividade policial militar. A atitude dessas pessoas em produzir e doar as máscaras significa ainda confiança o trabalho da Polícia Militar”, destacou o coronel Péricles.
Adriana Biega coordena o abrigo de apoio a animais Casa da Xica e atende 52 cães e cavalos, resgatados de condições de maus tratos e de abandono. “Era um sonho de criança que concretizei ao voltar ao Brasil, em 2006. Para manter a alimentação e cuidados veterinários, confeccionamos calendários e camas para cães, revertendo a arrecadação em rações e medicamentos aos animais”, explicou.
Integrante de uma família que é voltada às ações de proteção animal, ela também reconhece a dedicação dos policiais militares, que trabalham nas ruas mesmo diante dos riscos de contaminação pelo coronavírus. Ela e outros familiares compraram os materiais e costuraram as máscaras, ainda com o cuidado de fazer com pano camuflado, em alusão ao fardamento do BOPE.
“O que nos motivou é o orgulho que temos com nossa polícia, a admiração, queremos fazer parte desse momento tão complicado por conta do coronavírus que todos estamos vivendo. Um pequeno gesto que demos estamos contribuindo com a segurança dos policiais, pois eles estão cuidando da nossa segurança diariamente. É uma atitude de gratidão”, explicou.
Para o capitão Zancan, a preocupação com os policiais militares evidencia que muitas pessoas admiram o trabalho de segurança pública feito pela PM. “É gratificante para nós verificar que a comunidade sente um carinho pela nossa Companhia fazendo um trabalho artesanal que vai nos auxiliar na proteção aos policiais durante a pandemia, trazendo mais segurança para os profissionais”, disse.