BOPE e BPFron flagram contrabando e apreendem R$ 4 milhões em cigarros em Guaíra, no Oeste do estado 19/07/2020 - 17:48

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Os policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreenderam 1,5 mil caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai no sábado (18/07), durante a abordagem na área rural de Guaíra. Na situação, quatro caminhões e oito motos de trilha foram apreendidos. A atuação conjunta das unidades faz parte da Operação Hórus.

As equipes policiais estavam em patrulhamento quando viram uma movimentação de pessoas. As equipes policiais viram a carga de cigarros ser baldeada entre os caminhões e os suspeitos, ao verem a chegada das viaturas, correram para o matagal e abandonaram o material, não sendo possível localizá-los.

Além das 1,5 mil caixas de cigarros, os policiais militares apreenderam um carro, as oito motos e os quatro caminhões graneleiros. A apreensão, segundo as unidades envolvidas, causaram um prejuízo de R$ 4 milhões aos contrabandistas. A carga e os veículos foram entregues na Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para as medidas cabíveis.

As ocorrências fazem parte da Operação Hórus, coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e envolvem forças policiais e de fiscalização estaduais e federais do Paraná e Mato Grosso do Sul para o combate ao narcotráfico, a crimes violentes, ao contrabando de armas e produtos ilegais e ao descaminho na faixa de fronteira.

Os trabalhos da Operação Hórus envolvem equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Paraná; do grupo Tigre da Polícia Civil do Paraná; do BOPE da PM de Mato Grosso do Sul, além da Força Nacional e do Exército Brasileiro.

GALERIA DE IMAGENS