Apreensão de 700 caixas de cigarros gera prejuízo de quase R$ 2 milhões a quadrilha que praticava contrabando em Guaíra (PR) 25/07/2019 - 14:30
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Aproximadamente 700 caixas de cigarro contrabandeados foram apreendidas pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), na zona Rural de Guaíra, no interior do Estado. A ação aconteceu na última quarta-feira (24/07), pela madrugada, e resultou no desmantelamento da quadrilha encarregada pelo contrabando.
As apreensões aconteceram durante um patrulhamento embarcado no Lago de Itaipu, após uma movimentação atípica na região gerar suspeição aos policiais integrantes do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA), os responsáveis pela ação.
Um caminhão e uma embarcação estavam, naquele momento, sendo utilizados para o transporte de 700 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Parte da quadrilha, quando percebeu a aproximação policial, fugiu em meio a uma mata fechada nas proximidades.
Um rapaz saltou na água para tentar escapar, mas acabou detido no local. R$ 1,8 milhões foi o prejuízo total para a quadrilha, segundo o setor de Relações Públicas do Batalhão. As caixas e o homem interceptado foram encaminhados à Delegacia para os procedimentos de praxe.
A Operação Hórus é uma ação conjunta do pelotão C.O.B.R.A. – Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática – Polícia Federal (PF), Força Nacional (FN), com o apoio do Exército Brasileiro e da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), com reforço de patrulhamento e de fiscalização.