Almepar faz pesquisa e descobre o primeiro policial militar aviador do Paraná 29/04/2019 - 14:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) recebeu a visita de uma comitiva da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR) na tarde desta sexta-feira (26/04). Ao conhecer a estrutura, parte do plantel de aeronaves e equipamentos utilizados nas missões da unidade, o grupo fez a entrega do pedido para que o nome histórico da unidade seja do major Miguel Balbino Blasi, que seria o primeiro aviador da Polícia Militar.

Os integrantes da Almepar passaram pelos principais setores do batalhão. Eles foram recepcionados pelo major Wellenton Joserli Selmer, que fez uma breve apresentação sobre as atribuições e organização administrativa e operacional do BPMOA. Foram apresentados ainda dados estatísticos sobre o resultado das ações de apoio às unidades da PM e ao Corpo de Bombeiros. Em 2018 as equipes transportaram 810 vítimas, e 784 voos pela vida, somando-se as missões de resgate e remoção aeromédica e transporte de órgãos.

Destacado por ser uma unidade de apoio aéreo para ações policiais militares e também para situações de emergência e urgência médica, o BPMOA possui uma história atrelada à força de vontade de alguns militares estaduais que foram os precursores da aviação na Corporação. Diante disso, a Almepar fez uma pesquisa com base nos registros funcionais de integrantes da PM e em outros departamentos, e descobriu que o major Miguel Balbino Blasi foi o primeiro aviador da Polícia Militar do Paraná, antes do capitão João Alexandre Busse, considerado até então o pioneiro na atividade.

Resgatando registros internos e instituições de ensino e pesquisa, a equipe da Almepar descobriu a identificação do primeiro policial militar aviador. Trata-se do major Miguel Balbino Blasi, que seguiu carreira na PM. Buscando evidenciar o passado para fortificar a tradição e a doação pela segurança pública, os integrantes da Almepar apresentaram ao BPMOA uma proposta de nome histórico da unidade, confirmando o major como pioneiro na área de aviação policial.

“Estamos atendendo um dos objetivos da Almepar, que é o resgate histórico dos feitos e das pessoas que passaram pela Corporação e que suas ações e atitudes deixaram no registro da história da PM algo de relevância. Durante o trabalho constatamos que havia uma referência a dois sargentos que em 1918 fizeram um curso de Aviação Naval no Rio de Janeiro. Um deles continuou a carreira após o curso, em 1919, que é o major Miguel Balbino Blasi. Ele fez o exame prático para oficial e continuou envolvido na aviação paranaense. Em 1932 ele se envolveu na fundação do Aeroclube do Paraná, também foi prefeito de Londrina e fundou o aeroclube da cidade”, contou o capitão João Carlos Toledo Júnior.

O coronel Irineu Ozires Cunha também participou da visita e acredita que a valorização do que o major Miguel Balbino Blasi precisa ser destacado. “Um dos objetivos é resgatar nomes da Polícia Militar e trouxemos essa sugestão de uma nome importante da aviação”, destacou.
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

GALERIA DE IMAGENS