Ações constantes da PM resultam no desmantelamento do contrabando no Paraná; União de forças policiais também é fundamental 18/06/2019 - 12:00
A Polícia Militar do Paraná trabalha constantemente na luta contra o contrabando em todo o Estado. Só na última segunda-feira (17/06), foram mais de 40 mil cigarros apreendidos dentro de um caminhão, através de uma ação conduzida pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Assis Chateaubriand. Na ocasião, a ocorrência ainda gerou a recuperação de mais de R$ 2 mil, encontrados com o motorista do veículo que, naquela abordagem, dirigia com a CNH e documentos pessoais adulterados. Ele foi preso.
Mas, além do trabalho efetivo da Corporação, através de suas unidades especializadas, como no caso citado anteriormente, a atuação dela com outras forças de segurança também é fundamental na luta contra o crime em questão.
Três dias antes, numa manhã de sexta-feira (14/06), o BPFron também atuou em conjunto com a Polícia Federal para deter uma embarcação utilizada no transporte de cigarros até um porto clandestino, localizado na cidade de Guaíra (PR).
O caso aconteceu na zona rural da cidade, quando policiais federais e militares estaduais do Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática (COBRA) flagraram o descarregamento de diversas caixas em quatro veículos que estavam estacionados na beira do Lago de Itaipu.
Um dos carros, um Corsa, inclusive, já havia sido visto durante uma gravação em que os ocupantes do veículo, possivelmente contrabandistas, zombavam da polícia enquanto transitavam com caixas de cigarro.
A carga, porém, foi apreendida dias depois. Todo o material resgatado foi devidamente encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, assim como os veículos e a embarcação apreendidos, para os procedimentos de praxe.