ATUALIZADA - Polícia Militar reúne-se com outros órgãos e define esquema de segurança para o primeiro Atletiba do ano 01/02/2018 - 16:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O primeiro clássico entre Coritiba e Atlético acontecerá no próximo domingo (04/02) no estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, e na segunda-feira (29/01) a Polícia Militar reuniu-se com outros órgãos para definir o esquema de segurança. Participaram da reunião integrantes do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), que coordenará o policiamento, a Guarda Municipal, a Setran, integrantes dos clubes e das torcidas organizadas que acordaram o horário da escolta da torcida, bem como outras questões relacionadas ao policiamento.

O Chefe de Planejamento do 12º BPM, major Emídio Angelotti, explica que serão feitos bloqueios a pé nas proximidades do estádio e no seu interior, além disso equipes com o apoio de outras unidades da PM atuarão em todo a Capital do estado desde as primeiras horas do dia. “Serão 10 pontos de bloqueio a partir das 12 horas de domingo. O acesso só será liberado aos moradores locais e pessoas com ingresso”, conta.

A operação contará também com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que fará patrulhamento nas proximidades do estádio e ajudará na chegada e saída das torcidas no estádio. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) estará com seus policiais montados para apoio na área externa do estádio. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) fará os bloqueios para orientar o trânsito e limitar o acesso de veículos nas ruas em que passarem as delegações e torcidas.

As equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º, 13º, 20º e 23º BPM também terão suas atividades de apoio, além das Radiopatrulhas do 12º BPM. A Guarda Municipal atuará com equipes nos locais de maior aglomeração de pessoas, nos eixos de transporte e estações tubo, com apoio da PM. O policiamento do jogo contará com o apoio da Guarda Municipal, da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), do Jecrim (Juizado Especial Criminal), do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Civil.

ESCOLTAS - Segundo o Chefe de Planejamento do 12º BPM, durante a reunião ficou definido ainda que a torcida do Atlético circulará pelos terminais de ônibus e estações tubo até às 13 horas e a partir das 14 horas será a vez dos torcedores do Coritiba. "Inicialmente havia sido definido que a torcida organizada do Atlético se reuniria em frente à Rua Buenos Aires onde embarcaria nos ônibus designados pela URBS até o estádio Couto Pereira. Como não serão mais disponibilizados os coletivos os torcedores serão escoltados a pé até o estádio pelas equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon)”, explica.

“A Urbs entrou em contato conosco na quarta-feira (31/01) e informou que devido a grande quantidade de torcedores seria necessário um número maior de ônibus disponíveis, o que prejudicaria a operação dos coletivos no dia seguinte. Como houve esta impossibilidade por parte da Urbs a escolta será a pé, como já foi feita outras vezes. A PM atuará da melhor forma, buscando a segurança de todos. Devido a esta mudança, a escolta da torcida será feita a pé com saída às 14 horas da Praça Afonso Botelho”, ressalta o major Angelotti.

Segundo o Chefe de Planejamento do 12º BPM, posteriormente a reunião os responsáveis pelo Coritiba informaram também que será permitida a entrada de 10 mastros por parte dos torcedores do coxa. “Não será permitido aos torcedores do Atlético entrarem no estádio com instrumentos e bandeiras, nem com vestimentas das torcidas organizadas, apenas do time”, explica o major Angelotti. “Também ficou acordado que será definido durante a partida qual torcida deixará o estádio primeiro, e isso depende do resultado”, destaca.

“Recomendamos às pessoas que respeitem os horários que foram definidos na reunião para que não ocorram tumultos. Além disso, pedimos para que todos sigam para o jogo com o espírito de paz e evitem se envolver em confusões. A Polícia Militar estará atuando durante todo o dia, mas contamos com o apoio da população”, ressalta o Oficial da PM.

Segue abaixo a relação das vias bloqueadas nas proximidades do Couto Pereira:

Ruas Ubaldino do Amaral com Amâncio Moro

Ruas Mauá com Dr. Goulin

Ruas Barão de Guaraúna com Augusto Severo

Ruas Simão Bolívar com Augusto Severo

Ruas Floriano Essenfelder com Alberto Bolliger

Ruas Mauá com Itupava

Ruas 21 de Abril com Floriano Essenfelder

Ruas Ubaldino do Amaral com Floriano Essenfelder

Ruas Pedro R. de Moura com Augusto Severo

Ruas 21 de Abril com Itupava

GALERIA DE IMAGENS