ATUALIZADA - Polícia Militar presta apoio à PF e à Justiça Federal com esquema de segurança para oitiva do ex-presidente, nesta quarta 13/11/2018 - 15:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Os acessos ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba, e as imediações, serão fiscalizados pelos policiais militares para garantir os procedimentos de oitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para ocorrer às 14 horas desta quarta-feira (14/11). A atuação da PM será em apoio à Polícia Federal e à Justiça Federal e contará com desvio de trânsito no entorno apenas durante os procedimentos de escolta e durante o depoimento.

“Adotamos medidas preventivas para garantir que os procedimentos da Justiça e da Polícia Federal sejam cumpridos com segurança e tranquilidade. Atuaremos de maneira a não impactar a vida dos moradores e comerciantes locais, garantindo a mobilidade social, e o controle de trânsito apenas durante os procedimentos”, disse o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos. A PM estará presente nas imediações desde o início da manhã de maneira gradativa.

As escoltas do ex-presidente serão feitas pelas equipes da Polícia Federal e os batedores (que apoiarão essas equipes) serão os integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) para garantir a fluidez do trânsito, bem como orientar o cidadão durante o deslocamento de ida e volta do ex-presidente.

A orientação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) é para que os motoristas que passam rotineiramente pela Avenida Anita Garibaldi, próximo ao prédio da Justiça Federal, optem por caminhos alternativos perto e durante o horário da oitiva do ex-presidente.

Durante a chegada do comboio do ex-presidente para o depoimento, as equipes policiais e agentes da Setran farão o desvio do tráfego de veículos nos seguintes cruzamentos: Avenida Anita Garibaldi com rua Dr. Manoel Pedro (Praça Cel. Elísio Costa Marques); Rua Dr. Bezzera de Menezes com a Avenida Anita Garibaldi; Rua Benjamin Zili com Rua Santa Rita de Cássia; Rua São Pio X com Rua Benjamim Zili e Rua Eça de Queiroz com Avenida Anita Garibaldi.

REFORÇO – A atuação da Polícia Militar conta com o emprego dos seis batalhões que atuam na Capital, mais o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que oferecerão suporte para as demais equipes policiais. O trabalho será coordenado pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), e contará com efetivo suficiente para atender a comunidade em os órgãos constituídos durante os trabalhos.

Também participam da operação efetivos de seções administrativas do Quartel do Comando-Geral da PM (QCG), de maneira a não interferir no policiamento ordinário feito em toda a Capital. Em conjunto com a PM, atuarão de maneira integrada o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Prefeitura de Curitiba, a Polícia Civil e outros órgãos.

A presença dos policiais militares também será para acompanhar a movimentação de pessoas no entorno do perímetro de segurança, inclusive com o serviço de inteligência. Também haverá apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), situado no prédio da Secretaria de Segurança Pública, que faz monitoramento por meio de câmeras.

Os serviços na Justiça Federal ocorrerão normalmente (com exceção do restaurante) e o cidadão terá seu acesso garantido durante o dia todo, inclusive durante a oitiva, com o acompanhamento de policiais militares até o local de atendimento. A PM orienta que o cidadão esteja com o documento de identidade para apresentar aos policiais a fim de entrarem no prédio. O comércio e os serviços da região funcionarão normalmente.

GALERIA DE IMAGENS