AIFU prende seis pessoas e fecha 11 estabelecimentos irregulares durante este final de semana em Curitiba (PR) 11/01/2021 - 11:24
Marcia Santos
Jornalista Responsável
A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) não deu trégua para as irregularidades do comércio e infrações do decreto estadual de enfrentamento ao coronavírus neste final de semana em Curitiba (PR). Entre sexta-feira (08/01) e domingo (10/01), 11 estabelecimentos foram fechados, e 34 autuações sobre o Covid-19 lavrados. Ao todo, 103 pessoas foram abordadas e dois Termos Circunstanciados lavrados. Uma festa clandestina, com cerca de 400 pessoas, foi encerrada pela PM.
Nos três dias de trabalho intensificado, as equipes fiscalizaram 17 pontos de comércio, que resultaram em 66 autuações administrativas, sendo que 34 eram de infrações referentes às medidas sanitárias, e 11 estabelecimentos fechados por irregularidades. Além de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual, as equipes da AIFU também lavraram ocorrências de outros crimes constatados nas abordagens, como uso de drogas, furto, embriaguez ao volante, resistência e desobediência.
Durante as fiscalizações, os policiais militares lavraram um Termo Circunstanciado (TC) por uso de drogas e outro por infringir introdução ou propagação de doença contagiosa. No primeiro caso, na madrugada de sábado (09/01), os policiais e guardas municipais abordaram o motorista de um Fiat Uno no bairro Hugo Lange, sendo encontrada uma porção de maconha. O rapaz, de 22 anos, assinou o TC.
Na outra situação, denúncias repassadas à PM e à Guarda Municipal levaram as equipes da AIFU a uma chácara no bairro Augusta, no fim da tarde de domingo (10/01). Segundo o Boletim de Ocorrência, a chegada do comboio policial no local fez as pessoas, que estavam sem máscara e aglomeradas, fugirem por portas e janelas. Os responsáveis pelo evento (promotor de eventos e o dono da propriedade) foram encontrados e acabaram encaminhados para a lavratura do Termo Circunstanciado. Eles receberam ainda multa de R$ 50 mil para cada um da Secretaria Municipal do Urbanismo por descumprimento das medidas preventivas ao coronavírus.
Durante as ações houve ainda apreensão de 13 gramas de maconha e a recuperação de um celular. Nos locais abordados, as equipes policiais também verificaram questões de trânsito e abordaram motoristas que circulavam nas imediações. Esse trabalho resultou em 41 autos de infração lavrados e nove veículos recolhidos ao pátio.
Segundo o balanço da AIFU, somados os 17 pontos de comércio abordados pela AIFU, foi constatado um público de 1.423 pessoas. Todas as ações foram feitas com os integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Setran, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Urbanismo, cada uma dentro de sua área de atuação contribuiu para os resultados obtidos nos três dias de operação.