Subcomandante-Geral da PM é homenageado ao seguir para a Reserva Remunerada em Curitiba (PR) 16/11/2020 - 15:38

Marcia Santos
Jornalista Responsável

 

Com votos de gratidão do Governo do Estado e de toda a Polícia Militar do Paraná, o Subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, entra para a Reserva Remunerada após mais de 35 anos de serviço pela segurança pública. Agora, a missão do segundo maior posto da Corporação está com o coronel Hudson Leôncio Teixeira, que comandava anteriormente o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). O evento de entrega de comando ocorreu nesta segunda-feira (16/11), no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba.

 

O evento foi presidido pelo Vice-Governador do estado, Darci Piana, acompanhado pelo secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, pelo Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, e demais autoridades e convidados.

 

O coronel Morais passou por diversas unidades do Interior, e estava no Subcomando-Geral há cerca de dois anos. Ele foi reconhecido pelo trabalho de gestão que fez durante a passagem pelo Comando-Geral da Corporação, bem como pelo destaque das operações estaduais que coordenou com expressivos resultados de prisões, apreensões e desarticulação de organizações criminosas.

 

O Vice-Governador enalteceu o trabalho da Polícia Militar, mesmo diante das circunstâncias impostas pela pandemia neste ano, mencionando ainda a atuação no último domingo (15/11) em todo o estado durante as eleições municipais, que ocorreu sem grandes problemas nos mais de 4.080 postos de votação.

 

“O Subcomandante que sai fez um trabalho extraordinário na sua função e cumpriu com seu dever, fez aquilo que deveria ser feito. Em nome do Governo do Estado do Paraná, agradecemos por esse trabalho espetacular que o coronel Moraes fez. Sobre o coronel Hudson, que assume o Subcomando da PM, temos certeza de sua capacidade, pela sua formação, pela pessoa que é, pela qualidade que ele têm, que vai fazer o mesmo trabalho da mesma forma: cuidando do povo da Paraná do jeito que é preciso”, destacou.

 

O secretário da Segurança Pública, coronel Marinho, também falou das qualidades do coronel e, para marcar a data, fez a entrega de uma Referência Elogiosa e de um mimo. “A secretaria reconhece o talento e o trabalho dele, fiz questão de entregar uma referência elogiosa e um mimo como forma de agradecimento. Também vim para desejar ao seu substituto, coronel Hudson, toda sorte e sucesso para essa nova missão”, afirmou.

 

O coronel Péricles, Hudson e Morais trabalharam juntos na antiga Companhia de Choque, nos anos 1990, e agora juntos trabalham no Alto Comando da PM pela segurança de todo o estado. “O coronel Moraes reúne como homem e como profissional todos os atributos de um grande líder. O seu trabalho à frente do Subcomando-Geral projetou a Polícia Militar na esfera da segurança pública na manutenção dos bons índices. Agora, vai se dedicar a sua família tentando dar aos seus entes queridos o tempo que ele dedicou e empenhou a segurança do estado do Paraná. Desejo a ele sucesso e que Deus o abençoe nessa nova etapa da sua vida que ele possa estar próximo daqueles que o amam, seus familiares e amigos”, disse o coronel Péricles.

 

FAMÍLIA – Os familiares dos coronéis Morais e Hudson estiveram no evento para prestigiar mais uma etapa da carreira profissional de seus entres queridos. Em reconhecimento ao apoio, as esposas deles receberam um vaso de flores e o carinho dos seus maridos, que a partir de agora possuem destinos diferentes.

 

Ao agradecer o apoio da família, o coronel Morais destacou que se sente realizado por todas as ações que promoveu na Corporação. “Convivi esses mais de 35 anos com pessoas maravilhosas, profissionais maravilhosos e eu vi o quanto a Polícia Militar do Paraná é grandiosa, principalmente estando aqui no Subcomando-Geral, vi o quanto o nosso policial trabalha diariamente, às vezes contra tudo e contra todos, mas nós estamos lá na rua atendendo as situações emergenciais que surgem”, disse.

 

Ele também mencionou o sucesso de grandes operações, como a Operação Eleições 2020, e a satisfação de ter ido tão longe na carreira. “Saio feliz, e estou realizado com tudo que consegui na minha carreira”, finalizou.

 

NOVA MISSÃO – Após destaque no comando de unidades operacionais da Capital e Interior, o coronel Hudson estava a frente do 1º Comando Regional da PM, responsável pela coordenação de seis unidades da Capital, incluindo atuações especializadas como trânsito (BPTran) e policiamento hipo (Regimento de Polícia Montada). Agora, como a função de Subcomandante-Geral, ele busca continuar com a valorização da tropa, e o incremento do trabalho das ruas com tecnologia.

 

“Vamos fazer um diagnóstico de toda atividade operacional da Polícia Militar, vamos tentar buscar tecnologia, pois é uma gestão moderna. Vamos preparar os nossos oficiais e comandados para a gestão de recursos humanos e avaliar as escalas, a aplicação do policiamento no interior para ver o que a gente faz”, disse.

 

PRESENÇAS – Participaram do evento o Vice-governador do Paraná, Darci Piana; o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Eder Sivers; o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o Chefe da Diretoria de Desenvolvimento Tecnologia e Qualidade (DDTQ), coronel Samir Wassouf; o Diretor de Pessoal, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Diretor de Apoio Logístico (DAL), coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Corregedor-Geral da PM, coronel Willian Kuczynski; o Diretor de Finanças, coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o Comandante do 2º CRPM, coronel Antônio Carlos Campos Júnior; o Comandante do 4º CRPM, coronel Edmauro de Oliveira Assunção; o Comandante do 3º CRPM, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal; o tenente-coronel Marcos Sperka, que responde pelo Comando do 6º CRPM; o Comandante do 5º CRPM, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Olavo Vianei Francischett Nunes; o Comandante do BPTran, tenente-coronel Mario Henrique do Carmo e o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos.

 

Também estiveram o Comandante do 11º BPM, tenente-coronel Julio Cesar Vieira da Rosa; Comandante do BPAmb-FV, tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do BPEC, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes; o Ajudante-Geral da PM, coronel José Antônio Rodrigues; o Comandante do BOPE; major Marcio Antônio Machado Pereira; o Comandante do BPFron; major André Cristiano Dorecki e o Comandante do 10º BPM, major Marcos José Facio.


Também participaram da solenidade, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach; o vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Luiz Francisco da Silveira e a Chefe de Gabinete da SESP, Dra. Luciana de Novaes.

 

 

GALERIA DE IMAGENS