Polícia Militar e Corpo de Bombeiros recebem 81 novas viaturas para reforçar atendimento à população em todo estado 22/04/2020 - 17:52

A Polícia Militar do Paraná e o Corpo de Bombeiros receberam, na manhã desta quarta-feira (22/04), 81 viaturas na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A entrega contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior. Dentre os veículos entregues estão sete caminhões tipo Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) ao Corpo de Bombeiros.

 

De acordo com o Governador, a aquisição deste lote de viaturas é para melhor atender a população paranaense. “O Paraná é um estado moderno na sua força de segurança e devido ao planejamento que estamos fazendo desde o ano passado, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública, esses equipamentos vão reforçar a linha de frente no combate à criminalidade”, disse.

 

Ratinho Junior destacou que as viaturas vão atender diversas regiões do Estado, reforçando o patrulhamento das cidades, além de controle a incêndios neste momento de severa estiagem e, também, no combate à disseminação do coronavírus.

 

Segundo o Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a compra dos veículos é resultado de um investimento de mais de 10,8 milhões para a PM e para o Corpo de Bombeiros, com objetivo de ampliar a frota de veículos e beneficiar paranaenses de todas as regiões do estado. “Juntamente com o Governador do Estado e a Assembleia Legislativa, conseguimos adquirir veículos modernos e capazes de dar suporte às equipes nos mais diversos tipos de atendimento de ocorrências”, contou.

 

Ele lembrou que oito das dez cidades mais populosas do Paraná acompanharam o desempenho estadual e tiveram redução na taxa de homicídios dolosos no ano passado. A queda foi em média de 20,4% no comparativo com 2018 nesse conjunto de municípios, mais que o dobro da média paranaense (9%). São elas Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Colombo, Maringá, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Paranaguá.

 

Os números são do Relatório Estatístico Criminal divulgado anualmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Veículos são uma importante ferramenta no combate à violência. É a união de forças entre estrutura e recursos humanos”, disse o secretário.

 

Para a PM são 76 veículos, sendo 52 Dusters, 22 Logans e duas Master, um investimento total de mais de R$ 4,3 milhões. “Essas viaturas irão somar à frota que já está nas ruas e farão a partir do policiamento comunitário em todo o estado para atender as ocorrências e servir o povo paranaense. O Estado do Paraná está apresentando o seu serviço e mostrando o bom trabalho  graças ao planejamento e execução”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

 

CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros recebeu sete caminhões tipo Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), no valor de R$930.000,00 cada, um total de mais de 6,5 milhões. “Esses caminhões irão renovar nossa frota e o atendimento emergencial, tanto nas ações de combate a incêndio como salvamento e resgates. Eles serão levados a todas as regiões do estado, como Curitiba, Cascavel, Londrina e outras cidades, como Santo Antônio da Platina”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes.

 

O Corpo de Bombeiros também recebeu equipamentos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Estado do Paraná para melhor equipar os bombeiros militares no combate a incêndios florestais e para atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos.

 

“Temos material suficiente para equipar 160 bombeiros. Todos estarão padronizados e equipados com o que há de melhor em termos de tecnologia. Temos materiais de proteção individual como calça, capa, capacete, luva, bota e óculos, além de uma gama de materiais para dar o atendimento necessário”, disse o Chefe da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig.

GALERIA DE IMAGENS