Comandante Geral da PM, Coronel Audilene, está entre as 10 de 2017 29/06/2018 - 13:00
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
"Quando você imagina um oficial comandando a Polícia Militar vê um homem ou uma mulher na farda? Aqui no Paraná é uma mulher, a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, forte, batalhadora, dedicada e competente." Esta foi a introdução que apresentou a Comandante-Geral da PM no evento Mulheres Inspiradores – As 10 de Maringá em 2017, realizado em na cidade Canção, na noite desta quinta-feira (28/06). Uma estatueta da deusa grega Atena foi entregue à oficial, e às outras homenageadas, para representar a sabedoria, a capacidade de estratégia e justiça que levaram elas onde estão hoje.
Além da Comandante-Geral, a Governadora Cida Borghetti e outras oito mulheres de várias áreas como arte, ação social, saúde, educação, tecnologia, educação, ação humanitária, comunicação, moda e wellness, entre outras, foram homenageadas no evento que contou com muita sofisticação, brilho e glamour, e reuniu ainda autoridades civis e militares, além de empresários da cidade e da região.
A organizadora do evento, Daniele Cenerine, conta o por que a coronel Audilene foi escolhida para receber a homenagem. “Ela representa tanta coisa, mas representa, acima de tudo, bravura, garra, superação, amabilidade, emoção e humildade. Eu vi nas palavras dela, hoje, pessoalmente, que, mais que tudo, ela é humana mesmo com tamanho cargo, e isso me sensibilizou ainda mais”, descreve.
De acordo com Mari Schiozaki, sócia de Daniele na organização do evento, esta homenagem é dedicada àquelas mulheres que de alguma maneira fazem com que outras sintam-se inspiradas a fazer algo diferente. “É um grande privilégio ser inspiração para as pessoas, uma dádiva de Deus, e é algo que eu nem imaginava que aconteceria comigo; acima de tudo é uma grande honra ser destaque na segurança pública, pois o trabalho da mulher na Polícia Militar, e da corporação como um todo para a sociedade, é muito importante. E estar no meio de mulheres tão importantes, tão maravilhosas, e que fazem a diferença todos os dias, é um grande privilégio mesmo”, avalia a Comandante-Geral, coronel Audilene.
Para Daniele, estas “são as 10 mulheres inspiradoras que merecem reconhecimento e fazem a diferença, mesmo em um ambiente que não pareça ser feito para elas. Estamos falando de mulheres que quebraram as barreiras e conseguiram atingir o sucesso e, por isso, precisamos, disseminar a história delas.” A organizadora contou que o projeto inspirou-se na revista Forbes, edição de novembro, para estruturar o projetos Mulheres Inspiradoras. “A Forbes nomeou as 40 mulheres mais poderosas do Brasil, então fizemos algumas adequações e desenvolvemos aqui, com a curadoria do Instituto Cultural Ingá, que nomeou estas mulheres homenageadas hoje.” Após a entrega da homenagem, foi feito um talk show com as homenageadas, no qual foi lido um breve currículo de cada uma delas e feita uma pergunta, cuja resposta pudesse demonstrar porque foram escolhidas como mulheres inspiradoras.
Para a Coronel Audilene, a indagação versou a respeito de sua condição de mulher dentro da corporação Polícia Militar. “Eu sempre me coloquei como uma profissional, procurei demonstrar que tinha a mesma competência dos homens e condições para realizar o trabalho. Nunca me preocupei com o fato de eu ser mulher, embora, em alguns momentos, a gente perceba olhares diferenciados, porém com dedicação, postura e responsabilidade mostramos para o que viemos. Ofereço esta homenagem a todas as outras mulheres da nossa corporação. Hoje me sinto muito grata a Deus e às pessoas que me ajudaram a chegar onde eu cheguei”, disse.
Participaram do evento pela corporação, além da Comandante-Geral, Comandante do 4º Batalhão da PM em Maringá, o coronel Enio Soares dos Santos, o major Santos e o tenente tenente Ferelli do Corpo de Bombeiros, entre outros oficiais da região.
HISTÓRICO - A coronel Audilene, que tem 53 anos, é a primeira mulher a assumir o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná e possui um vasto currículo na segurança pública, integrando a corporação há 33 anos. Antes do Comando-Geral desempenhava a função de Chefe do Estado Maior da PM. Ela já foi chefe do 3º Comando Regional de Maringá, que abrange as regiões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Arapongas.
Também comandou interinamente o 8º Batalhão de Paranavaí e no 4º Batalhão de Maringá passou pelo Pelotão de Trânsito, chefe da Seção de Inteligência e outros setores. A coronel Audilene é Bacharel em Segurança Pública e em Direito, é formada em Magistratura pela Escola Superior de Magistratura do Paraná, tem especialização em Planejamento e Controle da Segurança Pública, além de especialização em Gestão de Pessoas.
De acordo com a coronel Audilene a sociedade evoluiu e durante muito tempo exigiu muito da mulher. “Hoje conseguimos demonstrar nossa capacidade dentro da corporação e em qualquer lugar que escolhermos. Sou a prova disso, tanto que cheguei no último posto da Polícia Militar pelo reconhecimento do meu trabalho.” A coronel Audilene está entre as primeiras oficiais da PM do Paraná.