Capitães da Polícia Militar e dos Bombeiros finalizam o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 13/12/2022 - 17:08

Na noite desta segunda-feira (12), 66 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros encerraram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), uma importante capacitação na área de administração e segurança pública, para que os oficiais possam assumir futuramente funções de coordenação e de gestão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

O CAO é também requisito para ascensão ao oficialato superior capacitando a promoção aos postos de Major e Tenente-Coronel.

Durante o evento foi realizada uma homenagem aos primeiros colocados, uma vez que o curso exigiu dos formandos esforço e dedicação com aplicação aos estudos, ao desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e provas. O primeiro colocado pela PMPR foi o Capitão Otávio Lúcio Roncalio, o segundo foi o Capitão Marcos Daner de Andrade, e o terceiro colocado o Capitão Lauro Sperka Júnior. Já pelo Corpo de Bombeiros, o primeiro colocado foi o Capitão Lucas Romaniuk, o segundo colocado foi o Capitão Oliveira Orlandi Junior, e o terceiro colocado foi o Capitão Flávio Ferreira Machado.

Na oportunidade, os formandos homenagearam o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior e o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Gelson Marcelo Jahnke.

“É um importante passo desses oficiais para alcançarem novos objetivos dentro das corporações e para nós é importante essa capacitação e esse reconhecimento de todos os policiais militares e bombeiros que buscam esse aperfeiçoamento”, destacou o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita.

O curso contou com 650 horas-aula, com 21 disciplinas ministradas, entre elas: políticas públicas voltadas para os direitos humanos e cidadania, gestão de pessoas, gestão pela qualidade, inteligência policial, gerenciamento de crises, análise criminal e táticas para confrontos armados.

“Para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar é imprescindível a busca pelo conhecimento, pela atualização e pelo próprio reconhecimento de que todos atuamos de forma a melhorar nossa atuação em prol da sociedade. Esse curso é mais um passo na carreira desses oficiais e das corporações”, lembrou o Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Na ocasião, todos os oficiais que ministraram as aulas do CAO também foram homenageados pelos formandos.

“Esse curso possibilita que os oficiais sejam reconhecidos e possam assumir o posto de Major e Tenente-Coronel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, isso vem ao encontro das necessidades das corporações em qualificar seus quadros e também das necessidades dos oficiais em conquistarem esses postos”, completou o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Gelson Marcelo Jahnke.

Dos 66 formandos, 50 deles são do quadro de oficiais policiais militares e 16 do quadro de oficiais bombeiros militares.

Comunicação PMPR