Comandante-Geral da PM recebe comenda Ordem da Luz dos Pinhais durante cerimônia em Curitiba 22/09/2021 - 18:48
O Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, recebeu do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a Comenda Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, a maior condecoração do município. O evento aconteceu na noite de terça-feira (22/09), no Memorial de Curitiba, na Capital do estado. A medalha reconhece aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da cidade ou promovem o bem comum.
Para o coronel Hudson, essa homenagem se estende a todos os policiais militares que compõem a Corporação. “Essa honraria não foi ao Hudson , mas a toda instituição, pois o reconhecimento não se deve ao meu empenho e sim pela dedicação de todos”, disse.
“Fico muito feliz de representar os militares estaduais e dedico essa medalha a todos que fizeram um trabalho essencial, que resultou na redução dos crimes violentos”, complementou o coronel Hudson.
A MEDALHA – Banhada a ouro, a medalha é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, com o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais. A imagem remete ao Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci.
A imagem faz ainda outra referência importante à história da capital, tendo sido capa em 1927 da revista Ilustração Paranaense, editada por João Batista Groff, e usada no Movimento Manifesto Paranista, de Alfredo Romário Martins, em 1928.